terça-feira, 5 de abril de 2011

Uso do blog na educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Disciplina: Projeto de Ação na escola: comunicação e educação na web

Luciane Karpinski de Almeida
         Propor uma aula utilizando equipamentos eletrônicos e tendo a internet como ambiente de conversação e troca de conhecimentos ainda é uma ideia superficial e inexistente nas escolas. Porém observando a realidade, o interesse dos alunos e dos professores e o auxilio do governo, acredito que essa possa ser uma realidade bem próxima.
O uso de sites de conversação já é uma realidade entre a maioria dos educandos, porém ainda não perceberam esses espaços como fontes de conhecimento coletivo, ou, nós professores é que ainda não mostramos a eles que podem utilizar esses meios produtivamente em nossas aulas.
A utilização de blogs ou weblogs pedagógicamente propõe a construção do conhecimento coletiva e significativamente, pois é construído na ação do indivíduo, da mesma maneira que constrói sua vida e por isso se torna real, verdadeiramente conhecimento significativo. Através dos blogs ocorre a interação entre sujeitos, teorias e compreensões. Segundo Gutierrez:
Na sua forma mais comum, os weblogs caracterizam-se por serem páginas publicadas por uma só pessoa; por serem relatos pessoais partindo de um ponto de vista próprio; por possuírem estrutura hipertextual; por se constituírem de textos; serem curtos e postados em blocos padronizados; por estes blocos de texto ou posts estarem organizados em ordem cronológica reversa; por cada bloco de texto possuir um link permanente de acesso; por permitirem o acesso público e gratuito ao conteúdo da página; por serem contextualizados e enriquecidos por comentários; por serem freqüentemente atualizados; por terem as postagens mais antigas arquivadas, permanecendo à disposição; por serem intertextuais e interdependentes, possuindo ligação com outros textos. Estas características geram processos bastante diferenciados dos até hoje observados em ambientes virtuais (2005, pág3).

        Um ambiente virtual onde o educando pode buscar informações, inserir, questionar, discutir e rediscutir com seus colegas, professores e mesmo com “intrusos” (pessoas que não são do grupo escolar mas que se infiltram na discussão por gostarem ou não do assunto tratado), gera muita instabilidade e, de acordo com Gutierrez, é essa instabilidade que gera a transformação do conhecimento.
        O professor precisa perceber o ambiente da web como um novo ambiente onde o educando se torna um parceiro da construção teórica. Ambos podem trabalhar juntos ao mesmo tempo que cada um pode percorrer o caminho que mais lhe agrada, buscando as informações mais pertinentes ao seu interesse, criando e associando-as e assim construindo o conhecimento teórico. Pois, segundo o mesmo autor:
Aprender a ensinar é reconhecer a razão de ser do ato de ensinar, é compreender a sua dimensão criativa. O ensinar é indissociável do aprender e materializa-se na vida do professor, que aprende, transforma-se, ensina e transforma. Tanto para Freire (1983, 2002a,b) como para Triviños (2003) este ensinar imbricado com o aprender subentende a busca, a pesquisa, a disciplina intelectual e o rigor na construção do conhecimento, aliado a curiosidade e a criatividade (2005, pág4).

        O uso do blog ainda traz a possibilidade de expressão particular, de registro de fatos, dúvidas, de momentos da vida como em um diário. Essa ação gera uma proximidade do autor do blog consigo, pois pode retornar aos seus escritos mais tarde percebendo sua evolução. A isso  Bakhtin dá o nome de exotopia:
(...) a autoria pressupõe um excedente de visão sobre o todo e cada parte da obra. O autor chama de exotopia esta visão que vai além do todo da obra, este se colocar fora do autor, que lhe permite dar o acabamento na obra. E, ao colocar-se fora, tornar possível o diálogo consigo mesmo (2000, Apud Gutierrez 2005, pág. 12).

        Quando utilizamos blogs como ambientes virtuais de aprendizagem propomos uma relação adversa aos educandos que, mesmo convivendo diariamente em sala de aula, passam a ter uma relação diferenciada nesse ambiente “ possibilitam um grande enriquecimento das relações constituídas na sala de aula (Gutierrez 2005, pág. 12)”. Em sala de aula os comentários feitos frente ao conteúdo podem acabar sendo esquecidos e às vezes nem ouvidos. Mas um post publicado sempre poderá ser acrescido e rediscutido, pois sempre estará disponível, mesmo depois de terminada a aula.
Para professores e alunos, a participação e a interação, o diálogo e a cooperação, a teorização e a reflexão são o espaço possível do sentido, que produz meios de aprender/ensinar. Ensinar/aprender como atividade criativa, aprender/ensinar como processo e como movimento social. Aprender/ensinar que implica na conscientização, como forma de inserir-se no processo histórico como sujeito (FREIRE, 1983, 2002a, 2002b, Apud Gutierrez,2005 pág. 14).
         Se é na escola que o conhecimento pode ser adquirido que isso aconteça de forma prazerosa e significativa. Utilizemos os recursos da web a favor da educação.

Referências
GUTIERREZ, Suzana .Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 3 Nº 1, Maio, 2005.

3 comentários:

  1. Amei o teu blog.
    Estou aprendendo contigo, portanto obrigada.
    Ocuparei a tua conclusão como citação em meu PAE. Não sei fazer est citação. Mas aprenderei pois é o que penso.
    Eu sou professora de artes em minha escola núcleo. Pegue o meu e mail e procure mandar se possível algumas idéias de como estás atuando na escola o assunto. Abraços Liane.
    Tentei ser seguidora do teu blog. Mas a pg estava indisponível! Abçs Liane

    ResponderExcluir
  2. Oi Liane!!!
    Obrigado pelo elogiu!!!
    Fico muito feliz por estar lhe ajudando. E mais feliz ainda por saber que meu pensamento está sendo utilizado e repensado. Este é o principal ponto positivo do blog... pois conseguimos ter e trocar mais informações.
    Bejux guria
    Tenta entrar no blog de novo e ser minha seguidora!! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Liane, não consegui acessar teu e-amil, dá erro. Acho ke esse é o problema inclusive por vc não ter conseguido ser seguidora. Dá uma olhadinha nas tuas configurãções.
    É legal estar fazendo amizades em prol da educação e da arte!!!
    Como vc descobriu meu blog?
    bejuxxx

    ResponderExcluir