quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conto: Que mundo é esse?




Um mundo irreal, onde tudo pode ser publicado, todos podem fazer parte e tudo é de todos, podemos buscar, pensar, criar e nos incluir.

 Pode-se estudar e se divertir através jogos que nos fazem pensar, que nos provocam a interação, que nos dão a resposta instantaneamente e que se erramos nos oportunizam aprender, e se acertamos nos parabenizam.

Esse mundo chama-se Internet e foi descoberto por uma turma de 5º ano através de um projeto escolar com o qual tiveram a oportunidade de conhecerem o mundo do conhecimento coletivo através de aulas de Informática com uma professora que é formada em Artes, mas tem também um curso Técnico em Informática e ainda está fazendo uma especialização em TIC Edu, não de tic nervoso, TIC de T: Tecnologia, I: Informação, C: comunicação e EDU de educação.

-Essa professora é uma figura!

Disse um aluno logo que ela lhes contou sobre o mundo da Internet. E outro ainda chamou a atenção de seu colega que não estava prestando atenção ao que a professora estava explicando:

- “O cara, não incomoda! A professora é 10! Não vê que ela tá ensinando um monte de coisa legal pra gente!”

Pesquisando jogos educativos em vários sites descobriram que era possível aprender muito e ao mesmo tempo se divertir:

- “Assim fica melhor! Agora vou poder tirar um 10 na matéria que eu quiser! É só eu pesquisar um pouco e pronto, posso jogar e ao mesmo tempo estudar!”





 Mas também é necessário ter alguns cuidados com esse mundo! Ele também tem perigos! Assim como nosso mundo real. Ele tem vírus, pessoas com as  mais diferentes características, índoles, caráter... E ainda, jogos que não tem conteúdos escolares, bem pelo contrário, alguns são violentos, apresentam ações negativas e desumanas. É claro que podemos brincar sem ter conteúdo, mas não na hora de estudar!

No mundo da Internet as pessoas podem pensar, criar, criticar, questionar, publicar o que produzem.

Esse mundo precisa ser descoberto por mais crianças e professores, quem sabe assim poderíamos vivenciar uma escola com mais prazer em estudar.

Com o mundo da Internet a vida dos terráqueos foi alterada, não temos mais como fugir dessa verdade!

Por Luciane Karpinski de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário